Personal Trainer e cliente: 4 Dicas para criar laços fortes
Nós, Personal Trainers e instrutores de musculação, relacionamo-nos diariamente com centenas de pessoas. Por esse motivo, é extremamente importante criar relações de excelência com todos os que contactam connosco. Queremos sempre deixar neles uma marca positiva!
As competências técnicas são essenciais, mas trabalhar as relações e sabermos adaptar-nos a determinados perfis é extremamente importante. É isto que nos diferencia dos demais!
4 Dicas para desenvolver a relação entre Personal Trainer e cliente
1. A importância do diálogo
O primeiro contacto é sempre muito importante para conquistar o cliente, a começar pela saudação. Cumprimente, por exemplo, com um “Viva, como vai?” e se possível trate o cliente pelo seu nome próprio.
Em qualquer interação com o cliente devemos também falar e agir sempre com entusiasmo. Sobretudo, devemos ter uma linguagem corporal positiva e de confiança.
Também é importante reconhecer positivamente o facto de o cliente estar a treinar, reforçando os benefícios e a importância da prática de exercício físico. Dessa forma, vamos estar a promover no cliente uma alteração para um estado emocional positivo.
Durante o diálogo, o Personal Trainer pode utilizar uma ferramenta de extremo valor: a arte de fazer perguntas poderosas. São instrumentos que aumentam o nível de consciência do cliente para determinados assuntos. Mais do que meras perguntas, permitem influenciar comportamentos. No Coaching existem dois tipos de perguntas: abertas e fechadas. As perguntas favorecem a escuta ativa, que é um conceito trabalhado na Programação Neurolinguística.
2. Escuta ativa: fortaleça o relacionamento com o cliente!
Um dos aspetos principais da escuta ativa prende-se com facto de ter de ser genuína. Deve desenvolver a capacidade de se concentrar totalmente naquilo que o cliente está a dizer, tanto de forma verbal como não-verbal. Ao fazê-lo, o Personal Trainer vai estar a gerar uma maior conexão com o cliente, dando-lhe atenção e fazendo-o sentir-se bem.
Qualquer profissional, seja de que área for, tem de ser capaz de escutar ativamente o seu cliente. Contudo, todo o ser humano gosta muito mais de falar do que escutar. Esta ferramenta parte do pressuposto de que somos bons ouvintes: conseguimos encorajar os outros a falar, clarificar aquilo que escutamos, sintetizar e refletir sobre o que ouvimos.
Isto permite-nos detetar algumas crenças limitadoras que não deixam o cliente atingir os seus resultados e muitas vezes o levam à desmotivação. São estes conflitos internos que acabam por levá-lo à desistência no ginásio.
3. Comunique de forma completa!
Como forma de encorajamento, o profissional deve emitir sinais verbais e não-verbais mostrando ao cliente que está envolvido na conversa. Podem ser leves sorrisos, acenos com a cabeça e uma linguagem corporal adequada.
No diálogo com o cliente podemos e devemos criar rapport de várias formas:
- Comunicação não-verbal;
- Comunicação verbal;
- Comunicação emocional.
Isto vai permitir a qualquer Personal Trainer gerar uma conexão e uma sintonia poderosa com o cliente.
Toda a comunicação e relação geradas nesse momento serão gravadas automaticamente no subconsciente. Isso acaba por gerar uma opinião, de certa forma inconsciente, acerca do Instrutor/Personal Trainer.
4. É importante fazer o follow-up
Num próximo contacto com o cliente, deve perguntar sobre como têm corrido os treinos desde a última vez e a sua vida no geral. Além disso é importante perceber se os resultados estão alinhados com os objetivos pretendidos. Dessa forma, vai estar a remeter para uma possível necessidade adicional por parte do cliente. Falamos da opção de adquirir o serviço de Treino Personalizado, que permite gerar melhores resultados de forma mais segura.
Ao frequentar o Curso Alto Desempenho com PNL, PNL aplicada ao Desporto, Sports Mental Training ou Certificação Internacional de Coaching, pode aprofundar todas estas ferramentas. Estes instrumentos vão permitir gerar conexões poderosas e aumentar significativamente os seus níveis de persuasão.
Na I HAVE THE POWER acreditamos que melhores pessoas conseguem melhores resultados. Conheça os nossos cursos para se transformar na melhor versão de si mesmo!
André Castro
Consultor IHTP Academia de Desporto