Personal Trainer e cliente: 4 Dicas para criar laços fortes

Personal Trainer e cliente: 4 Dicas para criar laços fortes

Nós, Personal Trainers e instrutores de musculação, relacionamo-nos diariamente com centenas de pessoas. Por esse motivo, é extremamente importante criar relações de excelência com todos os que contactam connosco. Queremos sempre deixar neles uma marca positiva!

As competências técnicas são essenciais, mas trabalhar as relações e sabermos adaptar-nos a determinados perfis é extremamente importante. É isto que nos diferencia dos demais!

 

4 Dicas para desenvolver a relação entre Personal Trainer e cliente 

 

1. A importância do diálogo

O primeiro contacto é sempre muito importante para conquistar o cliente, a começar pela saudação. Cumprimente, por exemplo, com um “Viva, como vai?” e se possível trate o cliente pelo seu nome próprio.

Em qualquer interação com o cliente devemos também falar e agir sempre com entusiasmo. Sobretudo, devemos ter uma linguagem corporal positiva e de confiança.

Também é importante reconhecer positivamente o facto de o cliente estar a treinar, reforçando os benefícios e a importância da prática de exercício físico. Dessa forma, vamos estar a promover no cliente uma alteração para um estado emocional positivo.

Durante o diálogo, o Personal Trainer pode utilizar uma ferramenta de extremo valor: a arte de fazer perguntas poderosas. São instrumentos que aumentam o nível de consciência do cliente para determinados assuntos. Mais do que meras perguntas, permitem influenciar comportamentos. No Coaching existem dois tipos de perguntas: abertas e fechadas. As perguntas favorecem a escuta ativa, que é um conceito trabalhado na Programação Neurolinguística.

 

2. Escuta ativa: fortaleça o relacionamento com o cliente!

Um dos aspetos principais da escuta ativa prende-se com facto de ter de ser genuína. Deve desenvolver a capacidade de se concentrar totalmente naquilo que o cliente está a dizer, tanto de forma verbal como não-verbal. Ao fazê-lo, o Personal Trainer vai estar a gerar uma maior conexão com o cliente, dando-lhe atenção e fazendo-o sentir-se bem.

Qualquer profissional, seja de que área for, tem de ser capaz de escutar ativamente o seu cliente. Contudo, todo o ser humano gosta muito mais de falar do que escutar. Esta ferramenta parte do pressuposto de que somos bons ouvintes: conseguimos encorajar os outros a falar, clarificar aquilo que escutamos, sintetizar e refletir sobre o que ouvimos.

Isto permite-nos detetar algumas crenças limitadoras que não deixam o cliente atingir os seus resultados e muitas vezes o levam à desmotivação. São estes conflitos internos que acabam por levá-lo à desistência no ginásio.

 

3. Comunique de forma completa!

Como forma de encorajamento, o profissional deve emitir sinais verbais e não-verbais mostrando ao cliente que está envolvido na conversa. Podem ser leves sorrisos, acenos com a cabeça e uma linguagem corporal adequada.

No diálogo com o cliente podemos e devemos criar rapport de várias formas:

  • Comunicação não-verbal;
  • Comunicação verbal;
  • Comunicação emocional.

Isto vai permitir a qualquer Personal Trainer gerar uma conexão e uma sintonia poderosa com o cliente.

Toda a comunicação e relação geradas nesse momento serão gravadas automaticamente no subconsciente. Isso acaba por gerar uma opinião, de certa forma inconsciente, acerca do Instrutor/Personal Trainer.

 

4. É importante fazer o follow-up

Num próximo contacto com o cliente, deve perguntar sobre como têm corrido os treinos desde a última vez e a sua vida no geral. Além disso é importante perceber se os resultados estão alinhados com os objetivos pretendidos. Dessa forma, vai estar a remeter para uma possível necessidade adicional por parte do cliente. Falamos da opção de adquirir o serviço de Treino Personalizado, que permite gerar melhores resultados de forma mais segura.

 

Ao frequentar o Curso Alto Desempenho com PNL, PNL aplicada ao Desporto, Sports Mental Training ou Certificação Internacional de Coaching, pode aprofundar todas estas ferramentas. Estes instrumentos vão permitir gerar conexões poderosas e aumentar significativamente os seus níveis de persuasão.

Na I HAVE THE POWER acreditamos que melhores pessoas conseguem melhores resultados. Conheça os nossos cursos para se transformar na melhor versão de si mesmo!

 

VER OFERTA FORMATIVA

 

André Castro
Consultor IHTP Academia de Desporto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *