Novas tecnologias: A importância da programação para crianças!

Novas tecnologias: A importância da programação para crianças!

As novas tecnologias podem ter um duplo papel na educação do seu filho. Por vezes, são utilizadas como formas de distração e alienamento. Contudo, também apresentam muitos benefícios para o seu desenvolvimento cognitivo.

Introduzir programação a crianças pode ser um grande desafio, especialmente se quem ensina não estiver familiarizado com as aptidões que os mais novos podem alcançar. Normalmente, temos ideias de que nos orgulhamos, mas que não pomos em prática. Nas crianças, o processo é semelhante: produzem uma infinidade de planos, mas também não os implementam.

É neste momento que podemos introduzir a programação para crianças. Esta disciplina pode tornar as ideias completamente exequíveis e, assim, nunca limitar o pensamento das crianças.

Temos, cada vez mais, a perceção de que as novas tecnologias estão a revolucionar o nosso mundo. Existem automatismos e recursos digitais que permitem ao ser humano diversificar as tarefas a que se dedica. Assim, elimina-se a perda de tempo na execução de algumas atividades diárias.

É neste mundo de novas tecnologias que as crianças estão a crescer. Smartphones, tablets, computadores pessoais e até equipamentos empresariais, como servidores, fazem parte da rotina dos mais novos.

Esta evolução faz com que as crianças sejam obrigadas a dedicar o seu tempo a estudar, implementar e criticar soluções para os seus problemas. Desta forma, sequencial e diariamente, sem que o notem, os mais novos trabalham vários aspetos da sua personalidade. Alguns exemplos são a autoconfiança, concentração, domínio da tecnologia, memória, trabalho em equipa, motivação e espírito crítico.

 

O papel das novas tecnologias e da programação no treino mental

A programação para crianças demonstra que, com simples comandos, podemos criar diversas soluções com diferentes tipos de complexidade. O número de resoluções que podemos encontrar é impossível de calcular. Isto porque, em programação, tal como acontece com o nosso cérebro, ponderamos e visualizamos o problema com diferentes perspetivas.

A programação é isso mesmo: exige que se comparem várias variantes e obriga a aceitar como válidas múltiplas respostas para o mesmo problema. Logo, programar é muito mais do que treinar os dedos. É um treino mental que podemos executar com um simples computador, ou seja, com recurso a novas tecnologias.

 

Este é um tema que lhe desperta interesse? Mantenha-se atento às ações desenvolvidas pela I Have The Power e, numa próxima oportunidade, inscreva o seu filho num workshop de programação para crianças. Confira você mesmo os benefícios que podem advir desta atividade.

 

A programação é apenas mais uma ferramenta que pode utilizar para aprimorar a educação escolar do seu filho. Se pretender motivá-lo a estudar mais e melhor, faça download gratuito do nosso ebook Ajude o seu filho a melhorar as notas!

 

Jean Pierre de Carvalho

CTO do IHTP e Digipulse

 

CTA Ebook Ajude o seu Filho a Melhorar as Notas

 


Subscreva o nosso blog!

 


3 responses to “Novas tecnologias: A importância da programação para crianças!”

  1. Excelente artigo Jean-Pierre Carvalho!
    Obrigado pela partilha.

  2. Antonio Neto diz:

    Bom dia

    Como eu posso inscrever meus flilho à workshop de programação para crianças?

    Cumps,

    Antonio Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *