Liderança para promover o Desenvolvimento Pessoal e da Equipa!

Liderança para promover o Desenvolvimento Pessoal e da Equipa!

A liderança é algo por que todos passamos durante a nossa vida, de uma forma ou de outra. Seja no trabalho, no grupo de amigos, no clube ou em casa, podemos ter a necessidade de orientar pessoas. Nesse processo, é determinante para a construção do carácter a forma de encarar as adversidades e as falhas.

Num ambiente de enorme tensão, a performance de qualquer pessoa fica fortemente condicionada. A forma como reagimos à falha daqueles que lideramos vai ser determinante na atitude dos mesmos. Essa influência será sentida sobretudo quando se depararem com uma situação semelhante.

 

Aceitar o falhanço para ter uma liderança eficaz

Se, depois de uma falha, nós desencorajarmos a pessoa e demonstrarmos falta de confiança, esta irá ter muitas dificuldades em fazer melhor ou mesmo em voltar a tentar. Por outro lado, se mostrarmos confiança e se a encorajarmos a tentar novamente, será percetível que acreditamos nela. A demonstração de confiança é um poderoso combustível de motivação e essencial numa situação de liderança.

Pessoas que desistem antes de falhar ou que visualizam o pior cenário não devem ser encorajadas a fazê-lo. Pelo contrário, devem ser motivadas a visualizar o sucesso e a lutar até ao último segundo.

O nível de merecimento está associado a vários fatores, sendo um deles a capacidade de acreditar. Mesmo que, em dado momento, tudo pareça perdido, são aqueles que mostram uma crença total que atingem coisas incríveis. No final, o essencial é que possamos dizer: “Eu fiz TUDO, absolutamente TUDO, para conseguir”.

 

A responsabilização como fator de Desenvolvimento Pessoal

A responsabilização é um mecanismo importante para a promoção do Desenvolvimento Pessoal. Ter responsabilidade sobre algo atribui confiança e conduz-nos a experiências que não seriam vivenciadas de outra forma.

É incrível verificar que até aqueles que parecem mais desligados das suas funções, assim que lhes é atribuída uma tarefa com alguma responsabilidade, assumem imediatamente uma postura de total compromisso.

Paralelamente, o Desenvolvimento Pessoal está ao alcance de todos os que gostam de aprender. Daqueles que percebem que existe sempre espaço para melhorar. Ler, fazer formações e participar em seminários, debates ou congressos são hábitos essenciais. Os mesmos devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa que vive numa lógica de aprendizagem constante. Por isso, são rituais que devem ser fortemente sugeridos para e pela liderança!

Isto significa que nós podemos (e devemos) ser os maiores promotores do nosso próprio Desenvolvimento. Não temos que ficar à espera que a empresa, clube ou qualquer outra entidade o faça por nós!

A liderança nas organizações é uma grande promotora do desenvolvimento das suas equipas. Quando, ao mesmo tempo, os elementos dessas organizações perceberem a importância da aprendizagem constante, estão criadas condições para o sucesso.

 

Precisa de dicas e conselhos para desenvolver o seu espírito de liderança? Quer ser um líder reconhecido e motivar as suas equipas de forma natural? Faça o download GRÁTIS do ebook Aprenda a ser um líder de sucesso e torne-se uma inspiração.

 

Pedro Rufino

Consultor, Practitioner PNL e Coach IHTP

Campeão da Europa e Melhor Treinador do Mundo em 2014

 

Aprenda a Ser um Líder de Sucesso!

 


Subscreva o nosso blog!

 


2 responses to “Liderança para promover o Desenvolvimento Pessoal e da Equipa!”

  1. Excelente artigo Pedro Rufino!
    Obrigado pela partilha.

  2. Parabéns pelo artigo Pedro Rufino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *