5 Conselhos para ser feliz e saudável no outono!

5 Conselhos para ser feliz e saudável no outono!

Ser feliz é um objetivo pelo qual nos norteamos ao longo do ano. Todas as épocas têm o seu encanto, e o outono não é exceção. Dá às paisagens novas cores, mais vida e novas sonoridades, oferecidas pelas folhas que caem das árvores.

A nova estação traz consigo uma sensação reconfortante e um calor que são únicos e apetecíveis. Adeus saladas, olá cheirinho a sopas, castanhas quentes e maçãs assadas com canela e vinho do Porto. Uma época maravilhosa…

Se soubermos apreciar as coisas boas da vida, toda a nossa energia flui nesse sentido. A isso se chama ser feliz! Desafio, até os que ficam mais melancólicos, a viverem o outono em pleno. Deixo algumas sugestões para aproveitar bem esta época e dar a volta aos desafios que possam surgir.

 

1. Faça uma alimentação saudável para ser feliz no outono

 

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada é importante para obter todos os nutrientes que conduzem a uma boa saúde. É fundamental que preste atenção o seu corpo e ingira alimentos que o façam sentir-se bem.

Inclua na sua dieta ovos, espinafres, feijão preto, uvas, mirtilos, uvas, açaí, linhaça, avelãs, nozes, amêndoas e sementes de abóbora. São opções ricas em vitaminas e minerais fundamentais. Aproveite as frutas e legumes da época, pois são os melhores e mais ricos em nutrientes.

Comer aquilo que nos faz bem é o caminho ideal para ser feliz!

 

2. Recupere a pele depois de um verão ao sol

 

Ser feliz também implica cuidar de si! Depois do verão, é normal que a sua pele esteja mais seca, devido à exposição solar. Este facto acaba por contribuir para o seu envelhecimento. De forma a mantê-la saudável, reforce a hidratação e beba 1,5 a 2 litros de água por dia.

Deve também esfoliar a pele uma vez por semana, o que permite eliminar as células antigas e danificadas. Igualmente importante é usar creme adequado ao seu tipo de pele. Além disso, deve ter o compromisso de não dormir com maquilhagem.

Usar protetor solar é fundamental durante o ano todo. Sim, mesmo nos dias cinzentos e chuvosos, quando o sol não aparece. Nestas condições, a pele continua exposta à radiação que causa danos crónicos, como as manchas e rugas.

Nesse sentido, é também vantajoso fazer uma suplementação que permite contrariar os sinais de envelhecimento. Por exemplo, o Colagénio é um estimulante regenerador. Graças à elasticidade e firmeza que confere à pele, ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento.

A Vitamina C é um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os estragos dos radicais livres. Por fim, o Ácido Hialurónico promove a elasticidade e hidratação da pele, contribuindo para um aspeto jovem.

 

3. Previna-se contra a queda do cabelo

 

O outono é a época da queda de cabelo, um processo natural de renovação capilar. Todos os dias caem, em média, 80 a 100 cabelos dos 100 mil a 150 mil que possuímos, dando lugar ao crescimento de outros novos.

Sabe-se que a queda de cabelo é mais acentuada nas mudanças de estação – a chamada queda sazonal, que dura em média um mês. Ter um cabelo saudável promove a autoestima, pelo que é importante saber como a atuar para minimizar esta situação.

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada faz toda a diferença. Afinal de contas, nós somos o que comemos. Aproveite o início da estação para cortar o cabelo. Assim, ajuda a mantê-lo saudável e muda de visual.

Deve utilizar champô e amaciador adequados às características particulares do seu couro cabeludo. Esta escolha é fundamental para manter a haste bem hidratada. O uso de água muito quente para lavar o cabelo também não é recomendado.

Outros dos cuidados a ter com o cabelo está relacionado com a utilização de placas de esticar e com a temperatura dos secadores. Ambos podem fragilizar e danificar o cabelo, pelo que deve fazer uma utilização cuidada.

Especialmente nesta época, pode beneficiar da toma de suplementos alimentares. Estes têm uma ação rápida e fortificante do cabelo, da pele e das unhas. Alguns dos componentes que devem constar dos suplementos são Biotona, Zinco, Cobre, Vitaminas do complexo B e Vitamina C.

 

4. Fortaleça o seu sistema imunitário

 

Outra particularidade da mudança de estação – verificada principalmente quando o tempo começa a arrefecer – é a debilidade do sistema imunitário. Não é o fim do mundo, só precisa de criar um plano de ação para fortalecê-lo!

Este sistema é o principal protetor do organismo contra infeções e outras doenças. Tem como objetivo preservar a nossa saúde e bem-estar. Ser feliz também é sentirmo-nos saudáveis. Ao limitar os fatores que podem interferir com as nossas defesas, estamos a contribuir para grandes ganhos em saúde.

Além de uma alimentação saudável, a prática regular de exercício físico também é fundamental para repor todas as funções do organismo. A suplementação alimentar volta aqui a ter um papel importante. Selecione suplementos que contenham Vitamina C, A, Complexo B e Zinco.

A mente e as emoções têm imenso impacto na função imunitária. Quanto mais contentes e otimistas estamos, melhor funciona o nosso sistema imunitário. É de extrema importância ter uma atitude positiva e, acima de tudo, ser feliz.

O descanso também é fundamental. Por esse motivo, dormir 7 a 8 horas por noite melhora a nossa qualidade de vida.

 

5. Encontre no seu dia tempo para si e para os seus

 

Organizar o seu dia é a maneira mais eficaz para aproveitar o tempo ao máximo. Se tem filhos, planeie atividades com eles, faça cada momento valer e crie hábitos de organização.

Tire tempo para si e, pelo menos uma vez por semana, ofereça algo a si mesmo. Pode ser sozinho ou acompanhado: uma ida ao cinema, ler numa esplanada ou uma tarde com amigos. Todos nós merecemos ter espaço e tempo.

Seja disciplinado e mexa-se, pela sua saúde. Pratique exercício físico uma a duas vezes por semana. Não consegue fazê-lo sozinho? Faça-o em família, com a sua companheira ou companheiro, com os seus filhos ou enquanto estes estão noutras atividades. Algo tão simples pode mudar a sua vida. Não espere pelo momento certo, crie-o.

 

Outros conselhos para ser feliz neste outono

Para alcançar a felicidade, é importante que veja o lado bom das circunstâncias. Procure encontrar a vantagem, a beleza, o positivo todos os dias. Será mais feliz e conseguirá sorrir mais.

Aproveite a nova estação e dê um toque diferente à sua casa. Utilize flores e recorra a velas aromáticas adequadas ao outono. Escolha uma luz ambiente para tornar o espaço mais acolhedor e outonal. Seja criativo!

Para aproveitar ao máximo a nova estação, tente ser a melhor versão de si. Esta é a regra de ouro: motivarmo-nos com as pequenas coisas do dia-a-dia, sermos otimistas quando nos levantamos todas as manhãs. O importante é divertirmo-nos e sorrirmos o máximo que pudermos.

O exterior é o reflexo da alma e do nosso bem-estar interior. A IHTP tem ao seu dispor um conjunto de cursos, conteúdos e suplementos dedicados à saúde e bem-estar. Descubra-os no nosso site e encontre o seu próprio caminho para ser feliz.

 

QUERO SER FELIZ!

 

Elsa Lopes
Consultora IHTP Academia de Saúde e Bem-Estar

 


Subscreva o nosso blog!

 


_

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *