Liderança Positiva: A Importância da Ética e da Honestidade!

Liderança Positiva: A Importância da Ética e da Honestidade!

A  liderança positiva está intimamente ligada a valores éticos e morais, essenciais em qualquer área de interação humana. A título de exemplo, sempre discordei de profissionais do desporto que simulam quedas para provocar uma falta. Clubismos à parte, encenar uma queda para ganhar vantagem é sempre batota.

Quando aplaudimos da bancada, estamos a incentivar e a pactuar com esse comportamento. Estamos também a valorizar aquele exemplo perante os outros e, pior ainda, perante nós próprios. Perpetuamos, com a nossa concordância, um exemplo negativo que poderá ser passado aos nossos filhos.

A mentira tem perna curta e não existem meias verdades. Mentir a um cliente ou parceiro de negócios não é correto e não faz parte de uma liderança positiva. Quando o líder mente à sua equipa, revela-se um batoteiro.

Ser honesto pode levar-nos a perder vantagem face a um concorrente que mente e que, por consequência, ganha o negócio que pretendíamos. Mas ser desonesto é batota e não pode ser admissível num sistema com liderança positiva.

Quando estiver num ambiente em que todos fazem batota para obter resultados, reflita sobre os seus valores. Durante o processo de autoanálise, considere se está no sítio certo. Na minha carreira profissional, passei por alguns momentos nos quais constatei que os valores não estavam alinhados com os meus. Por isso, saí.

 

Aspetos a considerar numa avaliação ética

É importante avaliar a sua reação perante situações de desonestidade e de falta de liderança positiva. Nessa análise, existem algumas questões basilares que deve colocar. Nos pontos que se seguem, enumero algumas, a título de exemplo.

  • Se estiver num local onde sabe que são feitas ações que prejudicam deliberadamente outras pessoas, sente-se bem?
  • Se, durante um jogo, o avançado simular uma queda para conseguir um penálti, isso incomoda-o?
  • Se estiver a jogar, é capaz de se tentar aproveitar de alguma distração do adversário para fazer batota?

 

Liderança positiva nas organizações

Acredito que somos influenciados, positiva e negativamente, pelo meio onde estamos inseridos. Considero também que os valores de uma organização devem refletir os padrões das suas equipas e das pessoas que a compõe.

Algumas empresas, sejam de pequena, média ou grande dimensão, têm um conjunto de valores apenas para estar plasmado num manual. Pior do que uma organização não ter princípios identificados no manual de qualidade ou no site é não os aplicar.

É importante que coloque a si próprio algumas questões sobre o seu local de trabalho. Sabe quais os valores e forma de aplicação dos mesmos na empresa? A equipa está alinhada com os princípios da instituição?

E se fosse possível viver e trabalhar num ambiente profissional com um modelo de liderança positiva? Refiro-me a um local onde fosse incentivado a aplicar valores como a verdade, a congruência, a lealdade e a honestidade.

Imagine um tipo de organização que consideraria perder negócios, clientes e até parceiros caso estes não estivessem alinhados com os seus valores. Não acha que valeria a pena?

 

A liderança positiva é fulcral para o sucesso das empresas. Quer melhorar as suas competências enquanto líder e tornar-se mais confiante nesse papel? Temos para si o curso Liderança e Motivação de Equipas de Alto Desempenho. Deixe-nos os seus dados para solicitar mais informações, sem compromisso. Entraremos em contacto consigo para lhe explicar todos os detalhes.

 

SABER MAIS

 

Jorge Mendonça

Consultor & Manager Academia Liderança IHTP

 


Subscreva o nosso blog!

 


2 responses to “Liderança Positiva: A Importância da Ética e da Honestidade!”

  1. Excelente artigo Jorge Mendonça!
    Identifico-me totalmente com tudo o que escreveu e por isso trabalho para exercer uma Liderança Positiva.
    Obrigado pela partilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *