Regresso às aulas: Setembro é um mês de novos começos!

Regresso às aulas: Setembro é um mês de novos começos!

Setembro é o mês do regresso às aulas, independentemente do ciclo de estudos. Com ele chega a azáfama dos livros e cadernos, das mochilas e do material escolar. É um mês de acertar novas rotinas e caminhar rumo a um novo ano letivo.

Para muitos, setembro significa o início de uma nova etapa. Pode representar a entrada no jardim de infância, no primeiro ciclo, no secundário ou mesmo no ensino superior. São tantos os desafios e aprendizagens que, por vezes, podem acarretar alguma dose de ansiedade.

 

Regresso às aulas – Novas etapas para todos

 

O regresso às aulas envolve sempre mudanças, tanto para os jovens como para os pais. A entrada numa nova escola, por exemplo, pode ser um fator desencadeador de receios nas crianças. Várias são as dúvidas e inquietações que lhes podem assaltar a mente: “O que me espera?”, “Nem sequer conheço bem a escola”, “Não tenho amigos nenhuns”, “Posso nunca me adaptar”.

De facto, se alguns jovens abraçam a mudança com grande naturalidade, outros há que enfrentam um turbilhão de emoções. Como tal, surgem preocupações e sentimentos com os quais têm dificuldade em lidar.

A fase da entrada no secundário, por exemplo, pode desencadear um outro tipo de pressões. As notas, a comparação com os colegas ou ter de decidir um rumo para a sua vida são alguns exemplos. Já a transição para o ensino superior está muitas vezes associada ao sair de casa e enfrentar uma nova vida. É uma época desafiante, na qual os jovens têm de assumir mais autonomia e responsabilidade.

Os pais, que acompanham tudo isto, sentem também as suas próprias inseguranças e dúvidas ao longo deste processo. Debatem-se em relação ao que fazer para ajudar os seus filhos em cada regresso às aulas.

 

Os 3 C’s – Como apoiar os seus filhos da melhor maneira

 

O regresso às aulas envolve um conjunto de emoções com as quais nem todos sabem lidar. Aqui ficam algumas dicas para que os pais saibam ajudar os filhos nesta fase. Assim, será mais simples orientá-los para encarar e ultrapassar da melhor forma a entrada no novo ano letivo.

 

  • Calma e tranquilidade

 

A maior parte das emoções que o seu filho está a experienciar é normal. Resulta das alterações que se produziram na sua vida e requer apenas um período de adaptação. Mostrar tranquilidade ao encarar a situação e saber manter a calma, sem se preocupar excessivamente numa fase inicial, é essencial.

Esta atitude irá ajudar o seu filho, que encontrará nos pais uma fonte de calma e segurança. O importante é não contribuir para aumentar ainda mais as suas ansiedades.

  • Conversação

 

É importante procurar um momento para falar com o seu filho, longe de todas as distrações. Procurar perceber como está a encarar esta nova etapa e saber o que o preocupa é essencial para ajudar. Assim, chegar às melhores soluções torna-se mais fácil.

Pode indicar a melhor forma para resolver esta ou aquela situação que o perturbe, por exemplo. Pode até ajudá-lo a encontrar, dentro de si mesmo, a capacidade de solucionar os seus problemas.

 

  • Confiança e incentivo

 

Bem sei que, em alguns momentos, pode não ser fácil manter a confiança de que algumas situações se vão resolver. Apesar disso, os pais devem ser os primeiros a conseguir genuinamente acreditar que o seu filho vai ultrapassar os problemas. Em alturas em que o jovem possa estar a sentir alguma insegurança, hesitação ou menos confiança, é preciso acreditar.

Os pais devem persistentemente transmitir aos filhos que acreditam neles e nas suas capacidades. Mostrar-lhes que sabem que irão encontrar a melhor forma de lidar com uma dada situação ou alcançar um objetivo. Em momento algum deverão passar-lhes dúvidas de que acreditam neles e nas suas capacidades. Esta atitude é fundamental para ajudar os seus filhos a encontrar a confiança interior que lhes possa estar a faltar.

 

O regresso às aulas é a altura perfeita para pôr em prática estes 3C´s (Calma, Conversação e Confiança). Assim, será possível começar o ano letivo da melhor forma, sendo o pai/mãe de que os filhos precisam.

Na IHTP, podemos ajudá-lo nesta missão! Conheça a nossa oferta de cursos e conteúdos relacionados com Educação.

 

SABER MAIS

 

Sara Paiva

Consultora IHTP Academia de Educação
Professora no IPVC

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *