Liderança e gestão de equipas: 7 Conselhos para ter sucesso

Liderança e gestão de equipas: 7 Conselhos para ter sucesso

Desde que me lembro, a liderança e a gestão de equipas estão presentes na minha vida. Ao longo do meu percurso como atleta, pertenci a equipas em que fui liderado e, mais tarde, como profissional, tive equipas que era eu a liderar.

Uma vez que conheço bem os dois lados da gestão de equipas, posso afirmar que existe uma base essencial para o fazer bem. Antes de coordenar e trabalhar com pessoas, é fundamental sabermos liderar-nos a nós próprios!

Logo, considero importante procurar ferramentas que nos ajudem a liderar com eficácia. Acredito mesmo que, para quem lidera ou pretende liderar pessoas, é uma obrigação ter formação na área da gestão de equipas. Hoje em dia, é preciso ter profissionais com capacidades técnicas especificas para tal função.

 

Como melhorar a capacidade de liderança e gestão de equipas

 

Convém distinguir “gerir pessoas” de “liderar pessoas”. Uma boa gestão da equipa requer um conhecimento individualizado dos componentes do grupo, pois cada elemento funciona de maneira diferente. Pessoalmente, gosto de utilizar técnicas como o condicionamento para o sucesso e a PNL. Considero ainda a motivação um ponto muito forte a valorizar na liderança de equipas.

A liderança é uma competência que deve ser treinada constantemente. Uma liderança eficaz cria equipas de sucesso e, consequentemente essas equipas levam as próprias empresas ao sucesso. Assim, os ditos grandes líderes são cada vez mais procurados por empresas líderes ou que queiram vir a liderar nas suas áreas.

Entre as características próprias de um líder, considero fundamentais as seguintes:

  • Ter perspicácia na sua capacidade de planeamento e realização;
  • Ser exímio na tomada de decisões;
  • Conseguir uma boa comunicação interpessoal;
  • Possuir um ajustado equilíbrio emocional.

Então, para ser um bom líder e conseguir uma melhor gestão de equipas, deve aplicar-se para melhorar a cada dia!

 

7 Conselhos para gerir equipas com sucesso

 

1. Conheça o grupo

Conhecer ao pormenor os sonhos, qualidades e competências de todos os elementos do grupo é essencial. Permite delegar tarefas e atribuir funções de forma ajustada, consoante os diferentes perfis e pretensões.

 

2. Faça um planeamento

Traçar um plano é importante para definir metas e prioridades. É este planeamento que vai guiar o trabalho da equipa e garantir a coerência de todas as ações e decisões. Não vai querer que nenhum elemento se sinta perdido, ou, pior ainda, que distorça a visão da organização.

 

3. Siga os gurus da liderança

Faça o que os grandes líderes fazem! Use as ferramentas por eles utilizadas e recorra às mesmas táticas. Cumpra as rotinas e hábitos de quem tem sucesso e demonstra resultados.

 

4. Seja o exemplo

Faça o que diz, de forma a inspirar os outros e a liderar pelo exemplo. Assim, vai conquistar a confiança da sua equipa e fazer com que o respeitem.

 

5. Dinamize a equipa

Desafie os colaboradores de modo a desenvolver cada um dos elementos da sua equipa. Aposte em formação pessoal, use e abuse da linguagem motivacional e estimule a entreajuda no grupo. Recorra a todas as ações que considere úteis para ter resultados positivos na gestão da sua equipa.

 

6. Aceite a troca de ideias

Lembre-se sempre que muitas cabeças pensam melhor do que uma. Num grupo em sintonia, é mais fácil encontrar os caminhos para otimizar processos. Quando existe harmonia na gestão de equipas, consegue-se um melhor desempenho e excelentes resultados.

 

7. Dê feedback positivo

Para fazer uma boa gestão da equipa, festeje e recompense nas alturas certas. É muito importante celebrar as vitórias e reconhecer todos os intervenientes que para elas contribuíram. A comemoração gera sensações poderosas no grupo e revela a satisfação pelo feito conquistado e pela missão cumprida.

 

O talento vence jogos, mas só o trabalho de equipa ganha campeonatos.

Michael Jordan

 

Há cerca de 15 anos que me encontro a liderar equipas na área da saúde e bem-estar. É com enorme satisfação e muito orgulho que faço parte dos tais que escolheram um trabalho de que gostam, portanto não terão que trabalhar nem um dia na sua vida.

 

Na I Have The Power, disponibilizamos diversos cursos e manuais para o ajudar a melhorar as suas competências de liderança, contribuindo para alcançar altos níveis de desempenho na gestão de equipas. Comece já hoje a investir no sucesso de amanhã!

 

Quero ser um líder de excelência

 

Davide Miranda

Consultor IHTP Academia de Liderança
Professor e Empreendedor

 


Subscreva o nosso blog!

 


One response to “Liderança e gestão de equipas: 7 Conselhos para ter sucesso”

  1. Parabéns Davide pelo teu artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *