Regresso às aulas em pandemia: Saiba como ajudar o seu filho

Regresso às aulas em pandemia: Saiba como ajudar o seu filho

Com a aproximação do novo ano letivo, enfrentar o regresso às aulas em contexto de pandemia coloca alguns desafios. As indefinições sobre o futuro são muitas, portanto, é importante que os pais encontrem novas formas de ajudar os filhos a encarar as circunstâncias atuais.

Vou apresentar algumas estratégias para ajudar o seu filho a lidar com esta pandemia, num regresso às aulas com mais segurança e autocontrolo.

 

O regresso às aulas antes da pandemia

Como eu gostava dos preparativos para o início de cada ano letivo! Se há recordação que tenho do início de setembro é a preparação para mais um ano escolar. Lembro-me de ir com a minha mãe à “Rosinha”, uma papelaria ao pé de nossa casa, fazer a compra dos livros escolares e restante material. Aquela emoção de pegar nos livros, no estojo e nos cadernos novos era extasiante!

Lembro-me de escutar a minha mãe a falar com a Rosinha, dizendo que os livros estavam mais caros… De lhe pedir para me comprar várias coisas novas para a escola e ouvir vários nãos e, felizmente, alguns sins… Carrego carinhosamente na memória todas estas recordações.

Os estudos mostram-nos que o ser humano é feito para novos começos. Somos bastante sensíveis às pistas que nos levam a mudar de rotinas e é isso mesmo que acontece num novo ano letivo. Novos amigos, nova escola, novos professores, novas rotinas e hábitos (bons, esperamos nós) – tudo isto contribui para que as crianças se sintam entusiasmadas por começar um desafio com novos objetivos e se sintam otimistas quanto ao seu desempenho.

 

7 Estratégias para lidar com a pandemia no regresso às aulas

Este ano, o regresso às aulas será muito diferente devido à pandemia. Depois de algumas semanas em quarentena, passámos por restrições nas nossas comunidades e os nossos filhos terminaram o ano letivo passado, uns em casa e outros, de forma condicionada, na escola.

Agora, neste regresso às aulas, como podemos repor alguma da normalidade anterior à pandemia? O que podemos fazer para reativar aquela sensação de controlo e entusiasmo nos nossos filhos?

 

1. Partilhe o seu entusiasmo

Se, antes da pandemia, o regresso às aulas era sinónimo de entusiasmo, tente recuperá-lo! Os novos começos são pistas motivacionais para o ser humano, portanto, se o seu filho está animado por começar, mostre também o seu entusiasmo pelo novo ano letivo. Demonstre acreditar que, apesar dos desafios que terá pela frente, o seu filho irá triunfar.

 

2. Envolva o seu filho na compra dos livros

Atualmente, basta aceder à Internet para, em alguns cliques, fazer a compra dos livros escolares. Ainda assim, é importante partilhar esse momento com os mais pequenos. Contagie o seu filho com o seu entusiasmo pela compra dos novos livros, explore cada um deles e conversem sobre o que irá aprender.

 

3. Comprem juntos o material escolar

Às vezes, fico na dúvida se a ida às compras do material escolar será mais entusiasmante para os pais ou para os filhos. De qualquer forma, este é um momento que deve ser partilhado, mantendo a tradição de ajudar o seu filho na escolha do material que irá necessitar. Naturalmente, haverão muitos sins e alguns nãos: levar a loja inteira para casa continuará a não ser uma opção.

 

4. Mantenha a tradição de comprar roupa nova

Em muitas famílias, esta fase do ano inclui também a compra de roupa para os mais novos, tanto para as aulas de Educação Física, como para o dia a dia. De qualquer modo, se tem essa tradição, mantenha-a neste regresso às aulas em fase de pandemia. Mesmo que o seu orçamento para estes gastos seja menor, pelas atuais circunstâncias, tente comprar algo que seja importante para o seu filho.

 

5. Ajude na preparação e definição de objetivos

Depois das compras, é chegado o momento de ajudar os mais pequenos a organizar os últimos detalhes, como dividir o material por disciplina e criar o horário semanal.  Encadernar livros e cadernos é hoje uma atividade que pode ser delegada às lojas que os vendem, mas tente fazer isso com o seu filho. A emoção de partilhar essa tarefa, mesmo não ficando um trabalho perfeito, traz benefícios significativos. Estas pequenas coisas podem ajudar a definir novos objetivos orientadores de todo o seu percurso escolar.

 

6. Tire fotos de família

Se faz parte daquele grupo que tira uma foto de família nesta altura do ano, aproveite para fazer algo diferente. A minha sugestão é que, este ano, tirem duas fotos: uma com e outra sem máscaras. Assim, podem mais tarde recordar esta época de regresso às aulas em tempos de pandemia.

 

7. Participe no primeiro dia de escola

É aquela mãe, ou pai, que gosta de acompanhar o filho no primeiro dia de aulas? Então, deve cumprir essa tradição e acompanhá-lo, mesmo que seja apenas até ao portão da escola. Manter as rotinas do passado pode ajudar as crianças a enfrentar mais facilmente esta nova normalidade.

 

A manutenção de rotinas com os mais novos vai ajudar a preservar uma sensação de autocontrolo e entusiasmo neste regresso às aulas em cenário de pandemia. Com estas estratégias, vai ajudar imensamente o seu filho a lidar com o “novo normal”, diminuindo a ansiedade  e stress associados às regras e condicionantes em que a escola irá funcionar neste ano letivo.

Todas estas ações vão trazer uma sensação de normalidade às circunstâncias em que vivemos. Certamente haveria mais sugestões a fazer e conto consigo para partilhar as suas nos comentários. Subscreva o blog da IHTP e mantenha-se a par das novidades na área da educação.

 

Nelson Ramos
Consultor & Coach IHTP
Manager Academia Educação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *