Comportamento organizacional nas empresas: Mudar para sobreviver

Comportamento organizacional nas empresas: Mudar para sobreviver

A pandemia “abraçou” muitos empresários da pior forma, obrigando-os a reverem o comportamento organizacional dos seus negócios. Forçou-os a olhar de frente para um futuro instável, uma realidade que ninguém conhecia. Fez surgir uma necessidade imediata de se adaptarem e de se reinventarem.

Para alguns, foram momentos sombrios e solitários, de onde emergiram, certos de que o futuro iria correr bem. Mas, para outros, foi uma fase de perda. Foi-lhes roubado o que tinham, a estabilidade que atravessavam e o que não voltarão a ter.

 

A chegada da nova “normalidade”

Partimos do princípio que a vida nunca mais será como dantes! Todos vamos ter necessidade de nos reinventar e adaptar. Vamos precisar de encontrar uma nova “normalidade” para as nossas vidas e para os nossos negócios.

Ao longo dos últimos meses, a ajuda da IHTP foi importante para muitos empresários. Com a pandemia, perceberam que os seus negócios tinham muitas vertentes que não dominavam totalmente.

De facto, não é em tempos de “vacas gordas” que é difícil fazer os negócios funcionarem. Só nos momentos de crise é que se percebe quais as empresas que estão realmente preparadas e precavidas para os enfrentar.

 

Investir na relação com os colaboradores é fundamental

No comportamento organizacional, um dos aspetos mais importantes é a relação entre empresários e os seus colaboradores. Este é, aliás, o que provavelmente vai consumir mais tempo nesta fase de reajuste.

Os seus negócios dependem desses talentos, dessas pessoas, dessa dedicação, desse “vestir da camisola”. São eles que vão representar a empresa em toda a sua plenitude. Quem nunca investiu tempo e energia nesta parte do comportamento organizacional ainda terá muito trabalho pela frente.

Aqueles que continuam a não querer fazer essa aposta, vão ter que se contentar em trabalhar com quem o faz apenas pelo salário. E isso não augura nada de bom.

 

Aproveite as mais-valias da sua equipa

Para os empresários que tiveram, ou ainda têm, a nossa ajuda, pensar o futuro do negócio tornou-se mais fácil. Aprender a lidar com pessoas será sempre uma das competências mais desejadas. Provavelmente também é das mais desafiantes de dominar, mas, quando o conseguir vai poder:

  • Saber com quem contar e quais as competências novas que cada elemento da equipa precisa para fazer melhor o seu trabalho;
  • Encontrar formas de reinventar o negócio com a ajuda da sua equipa;
  • Renovar a visão do negócio;
  • Saber como organizar melhor os dias, aproveitando as capacidades e possibilidades de cada um.

 

Parar, pensar e planear para depois executar

Por vezes, parar e pensar sobre o que fazer a seguir é o melhor plano de ação. Pode parecer contraditório, mas não o é! Para muitos empresários, estes momentos de reflexão para encontrar respostas a novas perguntas foram fundamentais, fazendo a diferença entre ter um negócio ou não ter nada.

Quem aproveitou o tempo e a formação para traçar um novo futuro, saiu do confinamento de forma mais madura, mesmo com toda a instabilidade económica e financeira que nos rodeia. A verdade é que as empresas acabaram por beneficiar com isso. Obviamente que foram abaladas pela paragem, mas o tempo foi aproveitado para fazer algo de produtivo: pensar, organizar e planear de forma diferente. E por diferente entenda-se melhor. O próprio facto de os empresários terem tido tempo para repensar o negócio fez toda a diferença.

 

A sua equipa vai agradecer o novo comportamento organizacional

A mudança no comportamento organizacional vai ser muito apreciada pelas equipas de qualquer empresa. Vão agradecer pela dedicação e pela preocupação com o seu bem-estar e com a sua gestão de tempo. Aliás, todos sabemos dos desafios impostos por conciliar vida familiar com teletrabalho ou pelos reajustes financeiros que o lay-off originou.

Essa preocupação, esse cuidado vai-se transformar em lucro a curto prazo. Para muitos, será uma forma de reter na equipa pessoas dedicadas, competentes e capazes de realizar as tarefas necessárias. Além disso, vai mantê-las mais contentes a laborar e fazê-las querer retribuir. Para enfrentar uma crise é isso que vai fazer a diferença!

 

Ajudamos empresas a ultrapassar a crise da COVID-19

Acredito que, com os cursos IHTP durante a pandemia, todos tiveram uma experiência de onde saíram mais fortes. Mais capazes de enfrentar qualquer desafio futuro, mesmo que repleto de incertezas.

Podemos ajudar empresários a melhorar competências e a construir uma empresa com um comportamento organizacional mais forte. Isso faz com que os nossos dias sejam cheios de boas emoções, sensações e relações. Gerir pessoas e mudar o comportamento organizacional é um desafio, mas que pode ser superado.

 

Continue a acompanhar os artigos no nosso blog e descubra os recursos adicionais que disponibilizamos para enfrentar os desafios da COVID-19. Na IHTP vai encontrar audiobooks, cursos e consultores que o podem ajudar.

 

SABER MAIS

 

Cristina Sousa
Consultora IHTP Academia Desenvolvimento de Negócios

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *