5 Passos simples para adotar um estilo de vida saudável

5 Passos simples para adotar um estilo de vida saudável

A atividade física é essencial para quem deseja levar um estilo de vida saudável. Hoje, cada vez mais, a tecnologia poupa o Homem de esforços físicos. No entanto, a falta de movimento pode levar à doença e a um desequilíbrio físico e emocional.

A ciência, a tecnologia e a indústria têm sofrido um enorme progresso ao longo dos anos. Graças a esta evolução, a Humanidade viu a necessidade de fazer esforços físicos significativamente reduzida.

Senão vejamos: Para nos facilitar as deslocações, temos carros, elevadores, escadas rolantes, etc. Também temos excelentes auxiliares para as tarefas do dia-a-dia, como máquinas de lavar roupa e louça, aspiradores, robots de cozinha, entre outros. Todos estes equipamentos nos poupam imensos movimentos físicos e tornam a nossa vida mais fácil. Mas serão só vantagens?

 

Efeitos do sedentarismo na saúde

 

O Homem na antiguidade era um ser fortemente musculado e sujeito a comandos nervosos. No entanto, as últimas décadas têm-no transformado devido à falta de movimento e a hábitos cada vez mais sedentários.

O Homem atual tem-se tornado um ser ansioso, com uma componente muscular mais débil, o que se reflete na sua saúde. Assim, temos assistido a um aumento das doenças nervosas e psíquicas. Estas são fruto do desgaste diário com telefonemas, prazos, stress, pressa e, claro, uma vida demasiado sedentária.

Para que os sistemas respiratório, cardiovascular e músculo-esquelético se desenvolvam e mantenham a sua capacidade, é necessário que sejam ativados regularmente os grandes grupos musculares. Quando essa ativação não acontece, provoca-se a atrofia dos tecidos e o envelhecimento precoce, o que acaba por originar doenças cardiovasculares e nervosas.

 

5 Passos rumo a uma vida saudável

 

O exercício físico, para além dos benefícios que produz ao nível músculo-esquelético, acarreta também um conjunto de vantagens a nível emocional. Além de ajudar a libertar tensões, permite melhorar o nosso bem-estar físico e mental.

Manter o nosso equilíbrio e fazer algum movimento para ter corpo e mente saudáveis é fácil. Descubra cinco passos que o ajudarão a cultivar um estilo de vida saudável.

 

1. Opte conscientemente por uma vida saudável

O primeiro passo no caminho para um estilo de vida saudável é tomar a decisão de viver com mais saúde. Decida ser feliz e perceba que é um ser incrível e maravilhoso que merece viver num corpo saudável e perfeito. Escolha que tipo de desporto vai querer praticar: corrida, bicicleta, dança, ginásio, caminhadas ou outro qualquer. O importante é optar por algo que goste!

 

2. Reserve tempo para praticar desporto

Defina no seu calendário algum tempo para fazer exercício. Comece com 15 minutos todos os dias, embora o ideal seja fazê-lo durante 30 minutos diários. Tal como escovar os dentes, é a constância destes hábitos que irá produzir resultados extraordinários.

 

3. Assuma o compromisso

Comprometa-se consigo, afinal você é a pessoa mais importante do mundo. Vai estar a fazê-lo por si, pela sua saúde, pelo seu equilíbrio, pela sua felicidade e longevidade.

Lembre-se que, se falhar o compromisso, quem vai ser prejudicado é você e os seus entes queridos. Estas vão ser as pessoas afetadas mais diretamente, no caso de adoecer.

 

4. Comece hoje a agir

Deixe de adiar e faça, comece hoje mesmo! Este é o momento de agir. Um dia de cada vez não custa nada no caminho para uma vida saudável.

 

5. O hábito faz o monge

Depois de começar, deve repetir a atividade física durante 21 dias seguidos. A Neurociência explica que este é precisamente o tempo necessário para o cérebro se adaptar a uma mudança.

Desta forma, vai criar um novo hábito saudável.

 

7 Conselhos para o ajudar a começar a exercitar-se

 

  1. Comece por andar a pé 15 minutos por dia;
  2. Nas suas caminhadas, aprecie as vistas. Se puder, caminhe no campo ou junto ao mar;
  3. Comece a sair dos transportes públicos na paragem anterior ou estacione longe do destino, de forma a fazer parte do percurso a pé;
  4. Prefira as escadas ao elevador ou escadas rolantes;
  5. À medida que o seu corpo se vai habituando ao exercício físico, vá aumentando a distância e mais tarde a velocidade;
  6. 21 dias depois de começar, como já tornou o ato de caminhar num hábito, intensifique. 15 Minutos são um bom começo, mas insuficientes para desencadear os processos desejáveis ao nível dos órgãos internos e no metabolismo.
    • Aumente a distância e duração para 30 minutos no mínimo, com uma velocidade ideal de 6 km/h. Passe a incluir subidas que exijam algum esforço no seu trajeto, para produzir efeitos a nível cardiovascular e no metabolismo.
    • Em alternativa, pode optar por subir escadas durante 8 minutos, todos os dias. Esta prática simples produz excelentes resultados no sistema cardiovascular.
  1. Desfrute do prazer e dos benefícios da atividade física. Aproveite também a sensação de relaxamento devido à oxigenação do sangue e ao alívio das tensões.

 

No final, é importante que sinta orgulho por ter conseguido atingir mais um objetivo. Mas, acima de tudo, por manter o compromisso assumido para consigo e com a sua saúde física e mental. Desfrute de uma vida saudável, plena de bem-estar e equilíbrio!

 

Anabela Trindade
Consultora IHTP Academia Saúde e Bem-Estar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *